Envelhecimento, Senescência e a Senilidade

Bruna Oliveira – acadêmica 9ª fase de Medicina UFFS

 

O Envelhecimento é progressivo, irreversível. Senescência depende da intensidade das mudanças biológicas e sociais envolvidas. No final da terceira década surgem as primeiras alterações funcionais e estruturais e, a partir da quarta, há uma perda de 1% da função/ ano, nos diferentes sistemas orgânicos.

 O envelhecer normal está ligado à capacidade de adaptação do indivíduo. Já, a senilidade é um complemento da senescência no fenômeno do envelhecimento. São consideradas fisiopatológicas, experiências mais intensas e profundas que acabam se tornando doença.

Imagem relacionada

A alteração de memória, quando se esquece dos fatos mais recentes e lembra-se bem dos amigos, por exemplo, é frequente com o avançar da idade para todos os idosos, por isso é a parte da senescência.

O processo saúde-doença é complexo, socialmente determinado e modulado por vários condicionantes biológicos, psicológicos, culturais, econômicos e políticos. Envolve não só o indivíduo por si só, mas toda a esfera em que está introduzido.

O que seria indicado para termos senescência: nutrição adequada a cada fase da vida, atividade física constante, relacionamento social presente e controle de doenças crônicas, ainda que não seja possível evitá-las. A relação de afeto, principalmente, é essencial para que a pessoa viva mais.

Como prática social, o cuidado se organiza para atender necessidades de saúde; mas, pode ou não corresponder às necessidades concretas dos grupos sociais, visto que as relações entre as necessidades de saúde e as práticas de cuidado podem estar dissociadas, apreendidas a partir dos significados econômicos, políticos e ideológicos, captados em sua historicidade e em sociedades concretas.

Se considerarmos a saúde de forma ampliada, torna-se o envelhecer normal interligado à capacidade de adaptação do indivíduo aos rigores e às agressões do meio ambiente. Seria, portanto, necessária mudança no contexto atual em direção à produção de um ambiente social e cultural mais favorável à população idosa.

Resultado de imagem para ENVELHECIMENTO